Resenha: Línguas de Fogo - Karen Soarele (Crônicas de Myríade)

Olá pessoal, estou iniciando este blog literário para tratar somente de assuntos literários, pois em meu blog Mural dos Sofrimentos, estava difícil de organizar tudo e eu senti que não estava fluindo da forma adequada. Aqui irei postar resenhas de livros que estou lendo, entrevistas, frases e spoillers dos meus livros. (ohh que novidade!) Não vai ser tudo misturado como antes, portanto, bem vindos ao Era uma vez... Livros e Cia!

Para começar, decidi fazer uma resenha do livro que terminei recentemente: Línguas de Fogo da Karen Soarele. É o livro Um da série Crônicas de Myríade.

Bem, vamos lá!

A Karen Soarele é paranaense, nascida em Assaí, mas atualmente mora em Campo Grande/MS, a autora também é ilustradora profissional, empresária e graduada em Publicidade e propaganda. Também é pós-graduada em Comunicação: Linguagens, construção textual e literária, ou seja, ela entende do assunto! Começou a escrever muito jovem, mas seu primeiro livro publicado é Línguas de Fogo, o qual pertence a uma série intitulada "Crônicas de Myríade". A série ainda está sendo escrita e Karen publicou além de Línguas de Fogo e Tempestade de Areia (o livro 2 da série) o livro A rainha da primavera - pergaminhos perdidos de Myríade.
O primeiro livro da série começa de maneira bastante interessante, uma salamandra aparece em Sollace, uma pequena aldeia situada no reino mais próspero de Myríade, Vulcannus. Esta fera destrói o povoado todo e Aisling, junto de sua avó já idosa, tentam fugir do local em chamas levando o que conseguiram salvar da pequena casa onde moravam. Dharon, amigo de Aisling e guerreiro protetor de Sollace, aparece para ajudar as pessoas e luta bravamente com a salamandra. Acontece que no meio deste embate, a salamandra acaba ferindo Dharon e a avó de Asling diz a menina que a única cura que existe para tal veneno está no reino de Hynneldor, antigo inimigo e submisso de Vulcannus. Aisling se vê sem saída, pois Dharon é seu melhor amigo e, assim, parte em busca da cura para Dharon em uma aventura repleta de perigos pelas desconhecidas terras de Hynneldor.
Bem, eu particularmente gostei muito do livro, por isso vou começar pelos pontos positivos. A escrita de Karen é leve e flui muito bem. Você começa a ler e quando vê já está quase acabando o livro, pois os fatos são bem entrelaçados e a cada capítulo uma nova aventura surpreende nossos heróis. Você torce para que eles consigam escapar de uma enrascada e quando vê eles já estão se metendo em outra. Há muitas partes divertidas em que você realmente consegue rir, imaginando a situação. A descrição dos cenários também é impecável, o leitor é capaz de se teletransportar para Myríade de verdade. Enquanto estava lendo era como se eu realmente estivesse em Amitié, ou dentro do castelo da rainha. Era como se eu tivesse viajado a bordo do Elo e desembarcado em porto Montagne, logo, em minha humilde opinião este é um dos pontos fortes da história, assim como a criatividade dos nomes dos locais, dos personagens, dos deuses e raças. Os pístiros, sem dúvidas, foi uma criação magnífica, portanto, dou muita credibilidade a Karen. Porém eu senti que a autora poderia ter se aprofundado mais nos personagens e acredito que este seja o ponto negativo mais relevante.
Sim, eu senti uma ausência de emoção nos heróis, mesmo quando estavam passando por dificuldades extremas. Por conta disso, você não consegue imaginar muito além das características físicas dos personagens, uma vez que eles não são muito bem definidos psicologicamente. A narração é onisciente, mas acredito que poderia ser menos superficial, pois o narrador limita-se muito em narrar de cima e nos deixa com uma carência enorme em saber o que está se passando dentro da mente deles. Outro ponto que deve ser ressaltado é o desfecho da história, ao mesmo tempo que causa surpresa e você fica admirado com tais acontecimentos, você também consegue sentir que foi tudo meio corrido. Parece que o final poderia ter sido mais explorado, principalmente as cenas de lutas emocionantes entre os membros da resistência e os soldados de Vulcannus. Esta passagem, infelizmente, ficou muito breve e rápida demais em relação ao restante da história, mas nada que afete o seu prazer em ler o livro.
No mais, Línguas de fogo representa um grande universo repleto de magias e mistérios e você fica extremamente curioso para começar logo o livro 2, Tempestade de Areia. Ele é voltado para um público mais infanto-juvenil, mas acredito que pode agradar a todas as idades. Eu li e gostei, meu irmão de 11 anos leu e amou. Acredito que, por conta deste estilo mais leve, Línguas de fogo cative o público jovem que ainda está formando o seu gosto pela leitura, principalmente porque os heróis da trama ainda são bastante jovens, Aisling é uma menina de 12 anos. Também por conta das mensagens que podem ser retiradas do livro que são formadoras de caráter, o bem sempre vence o mal, os traidores sempre tem uma punição, ajudar o próximo é muito importante e a lealdade é essencial, principalmente para que uma amizade seja verdadeira e duradoura.
Acredito que Myríade foi muito bem bolada, é uma terra que possuí seus próprios deuses, suas religiões e crenças, o seu mapa para que nós, leitores, possamos nos localizar e sua própria política. Eu fiquei fascinada pela riqueza de detalhes da terra e suas lendas, e com toda certeza irei acompanhar os próximos volumes.
Por Caddock! Acredito que já falei demais! Até a próxima meus caros!

2 comentários:

  1. Oi, Letícia, tudo bem? Adorei a sua resenha! Estou muito curiosa para ler Línguas de Fogo porque li A rainha da Primavera e achei legal. Parece mesmo uma leitura mais infanto-juvenil, mais leve e rápida. Os pontos que você levantou se aplicam bem à Rainha da Primavera também...
    Enfim, gostei da sua forma de escrever, bem descontraída! Vou acompanhar o blog.

    Beijos,
    Nicole,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com
    http://www.randomcast.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Niki! Eu agradeço imensamente pelo seu comentário meu anjo! Fique a vontade aqui no nosso cantinho! Ele ainda está começando, mas estou otimista! rsrs
    Sim, é uma leitura muito gostosa, você não vai se arrepender!

    Irei te seguir de volta nos seus blogs! Beijos e mais uma vez seja bem vinda

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!