Resenha: Segunda resenha do livro Samyaza - Susy Ramone por Loana Godoy, Leitora de 15 anos

Reproduzo abaixo a resenha produzida por Loana Godoy, uma adolescente de apenas 15 anos que leu o livro Samyaza de Susy Ramone, prestem muito a atenção, pois esta jovem está dando show em muitos marmanjos!

"Susy Ramone é o pseudônimo de Susana Lima (nome lindo!), ela é paulista e graduou-se em Letras, e atualmente é escritora e ministra aulas de inglês. Não preciso falar muito sobre ela, não sou uma resenhista profissional e confesso que esta é uma das minhas primeiras resenhas, mas, continuando...
Samyaza é o amadurecimento de uma história que já havia sido publicada sob o título "O anjo Maldito" e Susy declarou em uma entrevista que li que levou mais de oito anos para concluir a obra, de fato, o que demonstra a persistência da autora em tornar a história de Samyaza interessante ao público leitor.
Percebemos uma mudança positiva na obra em relação a primeira publicação, pois Susy acrescentou a segunda parte da história que é essencial para a fruição da leitura. A autora usa um vocabulário de simples compreensão, o que não diminui o valor de suas palavras, mas sim aproxima o leitor do que está sendo passado. Susy consegue misturar ficção e supostas realidades com tamanha maestria que, ao ler Samyaza, o leitor não consegue imaginar uma outra Elizabeth Bathóry que não seja a vampira sexy e insana descrita no livro ou um Samyaza diferente da figura irônica e maldosa de Dani Stroke. O livro apresenta o fantástico inserido no nosso dia-a-dia com uma naturalidade tão grande que passamos a duvidar se realmente não existe seres da noite vagando pelas ruas a procura de uma vítima inocente que esteja parcamente protegida. O realismo mágico é aceito com facilidade, o que segundo Chiampi é "a maravilha vista como realidade".
O que também chama a atenção no livro é o aparecimento de criaturas aladas bicolores denominadas Sárgelas, cujo papel desempenhado na história é surpreendente para quem pensou que já viu de tudo, tais personagens revelam o quanto a autora é criativa e merece ser lida.
Lógico que apesar de ter gostado muito do livro, alguns pontos negativos também foram observados durante a leitura (talvez por minha falta de experiência), mas em minha opinião, não interferem no processo de apreciação da obra. 
Samyaza apresenta um enredo cativante, como eu já deixei claro, mas em alguns momentos sinto que poderia ter sido melhor explorado, principalmente por ser narrado em terceira pessoa, existem partes que precisavam de um pouco mais de explicação, não que livros extremamente explicativos e descritivos sejam o meu forte, mas as vezes tentamos ser muito breves e pecamos. Gosto muito de como a autora explicou o surgimento dos vampiros e das descrições do seu "inferno", porém o uso repetitivo do termo "fedorento" para se referir aos demônios é um tanto desnecessário. Acredito que, de um modo geral, a obra é relevante para os amantes de terror e da temática gótica, pois ao começarmos a conhecer o universo de Dani Strock somos motivados a chegar ao fim do livro com urgência, afinal é difícil se desprender da leitura para voltar a nossa realidade. Samyaza torna-se, assim, em minha opinião, um livro importante para a literatura nacional, pois é inovador e foge ao que é considerado cânone literário, o que é muito bom! ( Fala sério, eu não aguento mais ler clássicos, é claro que os aprecio, mas gosto do novo!)
A literatura brasileira permaneceu estagnada desde Machado de Assis, é claro que reconheço que temos grandes escritores, mas todas as obras se parecem demais entre si e mesmo as de literatura fantástica seguem uma linha constante, logo, ao depararmos com livros como Samyaza, percebemos que uma nova geração de escritores ainda em fase de aprendizagem vem abordando novos temas que são interessantes para o homem moderno que está sempre, sempre correndo contra o relógio e preso demais a sua realidade, pois a literatura nos permite sair um pouco da correria do dia-a-dia e viver uma nova vida que não é nossa, mas que nos encanta, que nos distrai. Já vi muitas críticas falando sobre a inverdade da literatura e tudo mais, mas, ao menos eu, quando vou ler um livro, não fico me prendendo a realidade, afinal de contas eu já vivo nela! Quero coisas novas, diferentes, onde eu possa exercitar minha imaginação e sonhar! Por isso que acredito que hoje em dia é mais difícil motivar pessoas da minha idade a ler, pois, sempre que somos colocados diante de uma leitura, é por obrigação ou só nos recomendam livros inadequados para a nossa idade!
Portanto, colegas, amigos, pessoas de todas as idades (acima de 15 anos rsrsrs) leiam o livro Samyaza e se aventurem por uma história para lá de louca que, com certeza, aguçou ainda mais o meu gosto pela leitura!"

Por Loana Godoy

2 comentários:

  1. Muito obrigada Loana! Fico feliz que tenha gostado e sou muito grata pela linda resenha. beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente resenha! Me deixou com vontade de ler o livro :)

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!