Resenha: Divergente - Veronica Roth

Meus caros amigos leitores! (lol)
Fiquei algum tempo sem postar porque eu estava viciada, ou melhor dizendo, compenetrada em minhas leituras e vocês não podem imaginar o quanto eu estou me sentindo extasiada por ter descoberto uma série fantástica. Sabem de quem estou falando? DIVERGENTE! Para quem gosta de distopia, essa não deixa a desejar! Divergente é aquele tipo de livro que você começa a ler e enquanto não chega ao fim, não tem vontade de soltá-lo!
Eu li em 3 dias!
Para quem não conhece a trama, vou explanar um pouquinho dela para vocês. O livro começa quando Beatrice, uma garota de 16 anos, precisa escolher a qual facção ela quer pertencer. Tris passa por um teste de aptidão que lhe revela que ela é uma divergente, pois apresenta aptidão para três das cinco facções: Erudição, Abnegação e Audácia. Tris também descobre que ela não pode falar sobre isso a ninguém, pois ser divergente é algo perigoso.
Decidida a escolher o melhor para si mesma, Beatrice opta pela audácia na cerimonia de escolha e acaba deixando a todos surpreendidos. Quando ela começa a sua iniciação na facção, sente-se livre, corajosa e determinada a passar pela iniciação. Custe o que custar.
Beatrice muda seu estilo, faz tatuagens, aprende a atirar e a socar alguém com toda a sua força, mas o que realmente surpreende Quatro, seu instrutor, é o dom que tem de manipular as simulações na segunda fase da iniciação. Quatro acusa Tris de ser uma divergente e ela sente-se ameaçada por conta do seu segredo. Pouco a pouco eles vão se aproximando e percebem que estão apaixonados um pelo outro, o que fará toda a diferença. O romance não é aquela coisa melosa e explicita. É algo mais sólido e real do que isso. Veronica não foca somente nele. Tris consegue ser admitida na facção, mas descobre também que a Erudição bolou um ataque conta a abnegação e colocando todos os soldados da audácia sob efeito de uma simulação, usará-os para destruir sua antiga facção. Neste momento, Tris descobre que somente os divergentes se mantem acordados durante a simulação e que Quatro está acordado, logo, ele é igual a ela. Juntos, eles tem que encontrar uma maneira de poder interromper a simulação, antes que o caos se torne geral, porém essa missão não será nada fácil e muitas vidas serão sacrificadas para que a Erudição tenha aquilo que quer. Uma história fascinante que se passa em uma Chicago futurista e nos deixa uma forte impressão, uma vontade de correr ler o segundo livro no mesmo instante (e foi o que eu fiz!), a estreante Veronica Roth conseguiu equilibrar romance e ação em uma história que vale a pena ler.
Não sou puxa saco não, mas vou falar, faz tempo que não vejo uma escrita tão fluida, tão humana e tão... Real! Tris me parece tão humana que eu duvido que ela não exista de verdade (eu meu coração, ela existe). A profundidade dos personagens, a complexidade do sistema de facções e as descrições fluidas me encantaram. Veronica prende o leitor do começo ao fim, faz-nos torcer para que tudo dê certo e nos surpreende com o rumo que a história vai tomando a cada capítulo. Ela não errou em nada! A distopia apresenta uma crítica social pertinente, mostra um lado da liberdade que nunca imaginamos e faz reflexões sobre quem somos e o que fazemos no mundo. Simplesmente fascinante!
Não tenho pontos negativos a destacar, talvez somente a idolatração que Tris apresenta, as vezes, por Quatro, mas acho que é normal, pois ela tem apenas 16 anos e ás vezes necessita ser apenas uma garota de 16 anos!
Eu recomendo, com TODA A CERTEZA! E para quem não sabe, Divergente também já é filme! Não gostei muito da inversão de algumas coisas e o corte de outras no filme, mas Shailene Woodley interpretou com maestria a minha querida Tris, pois eu a imaginei exatamente daquele jeito! Theo James também ficou de tirar o fôlego no papel de Tobias "Quatro" Eaton e as meninas vão adorar o que esse casal da pesada apronta por ai! Então pessoal, fica a dica e deixa eu correr, pois preciso terminar Insurgente URGENTE haha
Beijooos!!!

ps: meus livrinhos!


3 comentários:

  1. Quero muito esses livros ♥
    Ótima resenha, me deixou com mais vontade de comprar :c

    cupcakeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não vai se arrepender, é demais esse livro!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!