Resenha: Convergente — Veronica Roth

Olá pessoal, hoje estou aqui para postar a tão esperada resenha do final da série Divergente da autora americana Best-Seller, Veronica Roth. Mas já aviso, se você não leu os anteriores. Não leia essa resenha! Sinceramente? Ainda estou sem reação diante do fim da trilogia e vou contar tudo a vocês na resenha que se sucede!
A continuação da série não poderia ser mais frustrante. A autora nos deixou com o coração na mão ao terminar Insurgente, segundo livro da trilogia, mas esperávamos que a continuação valesse a pena. Eu esperava isso! Porém deparei-me com um livro totalmente inesperado (e não é no bom sentido). A narrativa fragmentada adotada pela autora, em minha opinião, não funcionou. As partes em que Tobias assumia foram muito fracas, desmanchando toda a visão que tínhamos dele através da visão de Tris. Outra coisa negativa foi a tradução que nas partes de Tobias foram traduzidas como se fosse Tris falando! Acredito que tenha sido um descuido do tradutor quase imperdoável, pois o texto de Veronica perdeu muito a qualidade e sabemos que os textos dela são sempre impecáveis.
O enredo foi bom, de um modo geral, gostei deles finalmente descobrirem e explorarem o que havia depois da cerca, acho que fez com que o texto ganhasse certa maturidade e desenrolasse um pouco, mostrando que os personagens precisavam de um rumo após o fim das facções e a verdade que encontraram os deixaram desorientados.
Mas não gostei da explicação que ela deu para que eles vivessem em facções e nem do fato de que Tobias se tornou histérico por ser "geneticamente danificado". Parece que ficou vago. Eles falam do governo como algo enorme, incrível, mas desconhecem muito. Achei que eles pelo menos iriam saber melhor o que havia acontecido com o resto do mundo, o que o governo realmente esperava deles e se isso incluía reerguer os Estados Unidos. Posso estar sendo utópica, mas acho que isso ia engrandecer o livro.
A autora também abusou das mortes neste volume, assim como no anterior, muitas eu concordei. Outras, prefiro nem comentar para não ficar dando spoiller. Apenas digo que ela não deveria ter dado o final que deu. Parece que o livro não acabou, parece que ficou sem sentido, nós ficamos frustrados, esperando que tudo seja uma grande mentira, mas não é e isso me fez quase surtar. Foi por isso que demorei para fazer a resenha, ainda estava digerindo o livro.
Quando ao espaço, ele é bastante aberto nesse livro, os personagens transitam por várias áreas que eram desconhecidas anteriormente e até voam em um avião, algo que eu achei fantástico! No mais, o livro foi bom sim, claro que foi, mas faltou aquela ação que Veronica apresentou nos dois primeiros livros da série, faltou um pouco mais de personalidade e a impressão que tive foi que ela quis dar um final incrível e acabou pecando.
Porém, é uma saga que terminou bem, visto que ultimamente não tenho visto sagas com bons finais, logo eu gostei. Recomendo sem medo, pois acredito que nem todos vão concordar comigo! E é isso ai pessoal!
Estou a ler mais livros para as futuras resenhas!

3 comentários:

  1. Eu não sei como eu ainda não li Convergente! Parece ser um desfecho bem marcante e espero não me desapontar (mesmo sabendo de alguns spoilers na internet) :/ Adorei sua resenha!

    Beijocas!
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexsandra, então, eu fiquei FRUSTRADAAAAA com o enredo, apesar de ele ser muito bom, mas eu esperava mais, sabe?MUITO MAIS!
    sniff
    só que estou triste pela trilogia ter acabado kkkk foi uma das minhas favoritas!!!!

    Obrigada querida!!! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. É bom que não coloque spoiler mesmo, ainda tô lendo pow! Mas concordo com o que disse sobre a mudança Tobias/Tris.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!