Resenha: Poison Heart — Susy Ramone

Meus caros leitores, acredito que não tenho palavras para descrever o livro que acabei de ler!Ainda estou fascinada com ele e os meus elogios serão poucos diante da magnitude da obra em questão.
Apesar de ter apenas 176 páginas, eu tenho a impressão de este ter sido um dos "maiores" livros que li nos últimos anos em se tratando do cenário da literatura nacional contemporânea fantástica. Exagero? Nem um pouco!
Poison Heart (apesar do título ser em inglês, o livro é em português) é o mais novo livro de Susy Ramone, a nossa querida paulistana, autora de O castelo Montessales e Samyaza, Tais obras que me perdoem, mas Poison Heart é SUPERIOR! Com uma vasta experiência no gênero terror e realismo fantástico/mágico, Susy nos trás uma obra diferente de tudo o que já tenhamos lido, mostrando que não é só a capa do livro que é impactante. Ao começarmos a leitura, pensamos ser uma história comum, com pessoas comuns que vivem trabalhando o tempo todo. Porém, a autora nos deixa pistas no decorrer da narrativa que nos leva a crer que grandes surpresas estão por vir... E que surpresas!

... e por incrível que pareça ele está usando os sapatos que vi em meu sonho,  que me faz ter certeza absoluta de sua culpa... (RAMONE, pg. 94, 2014)

A narrativa começa com Horácio, um homem na faixa dos 40 anos que não está satisfeito com seu trabalho atual e após ter um sonho perturbador, decide que precisa fazer alguma coisa para mudar sua atual situação. Ele se sente frustrado por ainda morar com a mãe e não ter um carro, precisando ir para o trabalho no coletivo apertado e cheio de barulhos infernais. Até ai, tudo bem!
Mas Horácio começa a notar que coisas muito estranhas estão acontecendo, principalmente ao saber que seus colegas de trabalhos também estão tendo sonhos que parecem "quase reais". Para completar, a aparição de uma cigana faz com que Horácio pense estar ficando louco, mas quando um dos sonhos o aproxima da colega de trabalho,Silvia, ele decide deixar tudo para lá e se entregar em um relacionamento com a bela mulher de índole duvidosa.
Horácio acredita que finalmente a sorte está sorrindo para ele, seu chefe Odilon é demitido e ele é convocado a assumir o seu lugar, passando a ganhar muito bem. Ele começa a fazer planos para sua nova vida e é ai que as coisas começam a ficar estranhas novamente. Nilton, seu melhor amigo, dá-lhe um alerta sobre Silvia e começa a se afastar dele, sua mãe desaparece sem deixar pistas, a não ser um bilhete dizendo que precisavam se separar e os sonhos ficam cada vez mais intensos, levando-o a sair a busca da velha cigana, pois esta parece ser a única que pode lhe dar respostas plausíveis. A autora leva a narrativa para um rumo onde tudo parece possível e já não sabemos mais "onde estamos". Conseguimos sentir todos os conflitos de Horácio & Companhia, pois ninguém sabe ao certo o que está acontecendo. Principalmente quando Silvia desaparece de maneira duvidosa e Nilton encontra Horácio com as roupas ensanguentadas.
A partir dai, os personagens começam uma busca alucinante pela verdade que os levam a lugares inimagináveis, descobrindo muitas " verdades" de forma abrupta. Nós, pobres leitores, ficamos sem fôlego cm o ritmo alucinante da narrativa, que nos leva a um final ainda mais surpreendente.
Fantástico, envolvente e obscuro! Essas são características de Poison Heart, cujos capítulos são iniciados por trechos da música homônima do grupo Ramones. Você, leitor, será tragado para esta incrível narrativa e enquanto não encontrar o seu final, não conseguirá ficar em paz! O narrador é onisciente seletivo, focando-se no grupo de personagens que estão "ligados" de alguma forma, o que nos faz tornarmos íntimos de todos eles. O espaço do livro é encantador! Susy consegue transitar de um lugar a outro com descrições precisas dos locais, o que nos faz entrar de cabeça na história. Portanto, é um espaço bastante amplo. O tempo cronológico é sutil ao psicológico e não há como não se apaixonar!
Como eu disse, essa narrativa é maravilhosa e regada de muito rock and roll! A linguagem é de fácil entendimento e rende um fruição deliciosa a obra. Conseguimos identificar o estilo Susy Ramone ali, mas com uma evolução grandiosa! A autora ainda usa o seu famoso termo "cabuloso", mas sem dúvidas Poison Heart é sua obra prima. Sem mais! Diante de tudo o que disse, e afim de não dar nem um spoiller, deixo o convite para que o leitor leia esse livro que na minha opinião é sem igual. A você que gosta de suspense, mistério, traições e uma pitada de romance, este é o livro certo! Não deixe de conferir, pois como eu disse, nem um elogio que eu faça neste momento será capaz de descrever a sensação que tive ao ler o livro! 
Um beijo pessoal e até a próxima resenha!

Um comentário:

  1. Conheço bastante da Susy, mas esse livro ainda não conferi. Com sua resenha, com certeza vou ler!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!