Resenha: Diário de classe (a verdade) — Isadora Faber

Olá meus caros leitores, por falta de tempo para organizar os post, fiquei um tempinho longe, como sabem minha vida anda uma loucura! Ainda mais agora com a Bienal chegando! Mas neste ínterim, consegui terminar de ler o livro Diário de Classe da editora Gutemberg que relata a história da brasileira de 15 anos que revolucionou a escola onde estudava através do facebook. Quem nunca ouviu falar de Isadora Faber?
A garota, quando decidiu criar a página Diário de classe no facebook, tinha apenas 13 anos e não esperava ter tamanha repercussão. Isadora apenas queria mostrar as coisas que estavam erradas em sua escola e quem sabe conseguir melhorias. Acontece que ela não só conseguiu melhorias, mas também inspirou milhares de pessoas e hoje tem até uma ONG que leva o seu nome.
E é exatamente isso que ela conta em seu livro. A história de como tudo isso aconteceu.
Inconformada com a falta de cuidados com sua escola que possuía uma infraestrutura excelente, Isadora Faber e uma amiga decidiram criar uma página a fim de postarem fotos das portas quebradas, fios descapados e outros problemas no facebook. O intuito era denunciar todos os problemas que a escola possuía, pois ao entrar em contato com a escola particular onde a irmã estudava, Isadora percebeu que as falhas em sua escola eram muitas e não ficavam somente na infraestrutura, mas estendiam-se para as salas de aulas.
A garota começou a comentar as faltas dos professores, as aulas mal dadas e até chegou a postar vídeos de tais professores lecionando, ou melhor, fingindo que lecionavam. Mas, como a própria Isadora diz, todo mundo ensina que devemos dizer a verdade, porém quando ela é dita, nem todos aceitam. Logo, a escola toda estava contra ela e os problemas começaram a aparecer. A diretora queria que ela tirasse o diário de classe do ar, os colegas de turma e professores também. Ninguém entendia o que Isadora estava tentando fazer. Ninguém entendia que ela queria o melhor para todos.
Mas milhares de pessoas começaram a aderir a causa de Isadora e sua página no facebook começou a virar uma febre! Em menos de dois meses, tinha cerca de 200 mil seguidores! Apesar de todas as represálias que sofreu, como bullyimg, ameaças, apedrejamento e tudo mais, Isadora resistiu, pois o povo estava ao lado dela e o reconhecimento foi pura consequência. Ela passou a ganhar destaque na mídia e sua história ficou conhecida no Brasil e no Mundo, visto que vários jornais e revistas internacionais falaram sobre ela e seu Diário de classe. Os números de curtidas na página não paravam de crescer a todo momento e aos poucos Isadora foi conseguindo o que realmente queria: uma escola pública com melhor qualidade.
A todo momento, durante a leitura, percebemos como Isadora é madura e em nem um momento deixou de lado o seu objetivo de lutar por uma escola melhor. A fama não conseguiu abalá-la e fazê-la desistir daquilo que queria, muito pelo contrário, ela usou esta notoriedade ao seu favor. Percebemos que ela é insistente e decidida, pois mesmo enfrentando diversos problemas, ela continuou, o que muitas pessoas não fariam. Isadora Faber é um exemplo para a nossa geração, se todos, ao invés de ficar contra ela, apoiassem-na, o Brasil poderia realmente ser um lugar melhor.
Isadora ensina como devemos cobrar os nossos direitos e não fechar os olhos para os problemas, pois ficar em sua zona de conforto não é algo legal, principalmente quando podemos fazer algo para mudar. É impressionante a franqueza com que ela relata sua história, usando um linguajar simples que faz o livro fruir muito bem. Gostei bastante de conhecer Isadora mais a fundo e partilho de muito de seus pensamentos, pois como futura professora, após esta leitura, já sei o que quero para minha carreira.
Concordo plenamente com Isadora quando ela diz que se não gostamos de um prato em um restaurante, nós o criticamos. Logo, o professor também pode ser criticado e acredito que ao invés de ficarmos frustrados, devemos aceitar as críticas e tentarmos mudar nossas práticas pedagógicas, pois somente assim iremos caminhar rumo a uma educação de qualidade para todos. Não devemos oprimir alunos como Isadora Faber, mas sim motivá-los, afinal com a juventude que temos hoje, tão desinteressada da vida, é raro quando vemos uma pessoa tão jovem com uma força tão grande. Logo, temos que apoiar!
A história dessa catarinense é um tapa na cara de muitos que veem os problemas e não fazem nada. Como ela mesma diz, não é somente a pessoa que pratica a ação que é culpada, mas também quem a observa e não tenta fazer nada para impedi-la. É por isso que o nosso país está como está. Todos sabemos dos problemas, olhamos e aceitamos. Não fazemos nada!
Mas atitudes como a de Isadora mostram que nem tudo está perdido. Ainda há esperança! Simplesmente não tenho palavras para descrever o quanto gostei deste livro, pois ele é real, é palpável e atual. Este livro é uma lição de vida que vou levar comigo sempre, pois eu também desejo uma educação de qualidade e pretendo pertencer a classe do professorado e fazer a minha parte para que isso seja possível.
Portanto, eu recomendo essa leitura para todos aqueles que acreditam que a união faz a força, recomendo essa leitura a todos que tem espírito de mudança e pretendem contribuir para que ela aconteça. Espero que Isadora Faber continue com seu trabalho e mobilize muito mais pessoas, pois eu, com certeza, estou a seu favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!