Resenha: Descobrindo todas as formas de Amor — Roberta Farig

Olá meus pupilos lindos... Acho que vocês se lembram deste livro na minha wishlist, não é? Pois é, ele é fininho então eu o li rapidinho, o problema foi encontrar tempo para vir aqui publicar para vocês os meus pareceres... Mas hoje deu! Então vamos lá?
Roberta Farig é de Florianópolis e Descobrindo todas as formas de Amor é seu primeiro livro, publicado pela editora Uno. Trata-se de uma trilogia e portanto este é o primeiro volume. Quando comecei a ler eu meio que demorei para adentrar ao enredo, mas não tem como não se apaixonar pela doçura de Annabella, uma garota órfã que foi adotada por um casal de senhores muito simpáticos que amam muito e a possibilitaram estudar e se tornar uma mulher bem sucedida. Ela está se formando em administração e possui um cargo de estagiaria muito cobiçado em uma empresa de advocacia chamada Neon Advogados Associados, a N.A.A. Até ai tudo bem.
Mas Annabella começa a trocar e-mails com o dono da empresa, o famoso doutor Samuel Neon e toda vez que ele responde, a garota parece sentir borboletas no estomago. Annabella é muito caseira e por isso fica relutante quando um convite do doutor Neon chega para que ela se desloque até Curitiba e participe da confraternização de fim de ano do pessoal da Empresa, porém, vencida pela insistência dos pais e de sua melhor amiga Talita, ela decide aceitar. Então começa uma maratona para se preparar para o grande final de semana e enquanto isso, conhece André, um rapaz que a salvou de uma "situação desagradável" com seu colega de faculdade, Bruno.
Um misto de emoções começa a tomar conta de Annabella que até então nunca tinha pensado em namorar ou qualquer coisa do tipo, pois sempre se dedicara muito ao estudo, ao trabalho e aos seus pais. A inocência de Annabella fica mais do que explícita no decorrer do livro e apenas temos alguns momentos quando a personagem reflete frente ao espelho sobre a mulher que realmente é, em que podemos ver uma Annabella mais forte e decidida. No final de semana que de longe fora o melhor de sua vida, vemos um sério conflito entre Annabella menina e a Annabella mulher e eu achei isso muito interessante, porém, acho que o lado mulher foi pouco explorado. Depois desse final de semana, Annabella encara a vida com uma nova perspectiva: uma amiga desamparada, seus pais, Samuel, Talita e todo o seu conflito interior a fazem começar a trilhar um caminho que a levará à descoberta de todas as formas do amor.
De um modo geral, o livro tem uma história legal, muito bonita e comovente, mas acredito que tenha faltado um clímax. Eu fiquei esperando oscilar e ele não oscilou. Manteve-se em uma linha reta com pouquíssimas vibrações e por isso não alcançou aquele ápice que nos fazem ansiar por mais, por mais um livro, por mais uma continuação, uma série, tudo! Acho que a história poderia ter se desenrolado melhor com a exploração dos personagens com um pouco mais de profundidade. Enquanto lia, tinha a sensação de estar observando-os através de um espelho e não conseguia ouvir o que realmente estavam dizendo e isso não é bom. Você precisa se sentir impregnado ao personagem, ouvir sua voz, torcer por ele ou querer matá-lo! Mas eu me senti muito afastada de Annabella.
Porém, devo ressaltar que a escrita de Roberta é impecável. Tem uma fácil compreensão, flui, gostei das descrições, da ambientação e dos personagens, o problema mesmo foi conseguir adentrar a história. Como disse, ela ficou muito rasa.
O tempo, o espaço são todos coerentes ao enredo e ao psicológico da personagem que é a narradora, fazendo parte assim do narrador-personagem. Ela narra a história sempre das periferias, dos cantos e dá o seu parecer, por isso achei que ficou meio rápido demais essa ligação com Samuel Neon, eles apenas trocaram e-mails, se viram duas vezes e o cara já estava querendo ela? E olha que os e-mails não tinham nada demais... Só depois é que ficaram um pouquinho mais "apimentados". Acho que essa parte do romance tinha que ser mais bem explorada, ter uma justificativa maior.
No mais, é um livro gostoso de ler, e eu o recomendo para todos aqueles que gostam de um romance cheio de complicações a fim de fazer o leitor roer as unhas e tomar um partido para defender do começo ao fim!
Vamos aguardar a continuação!
Por hoje é isso pessoal, um beijo grande e até mais!

2 comentários:

  1. Bom obrigada pela seu resumo do meu livro querida Letícia, ficou bem completo e eu gostei da sua visão!!!
    Bom vou responder suas dúvidas, mas sem contar muito da trilogia né... se não perde a graça rsrsrsrsrsrsrs
    Este meu primeiro livro da trilogia Apenas Amor - Descobrindo Todas as Formas de Amor - como o nome já diz, é voltado para revelar as diferentes formas que o amor aparece na vida da minha personagem Anabella. É um livro totalmente romântico, a moda antiga sabe? Então e que tem realmente por objetivo deixar muitas peças soltas do quebra cabeça que completa e trilogia. Quanto a ela e ao Samuel, quis mostrar algo que vivenciei de perto, um amor que era simplesmente virtual e que depois que aconteceu tornou-se avassalador em pouco tempo, apenas isso. Acho que tenho muito a contar ainda nos próximos livros e creio que assim como o primeiro emocionou e cativou a praticamente todos que lerão, os próximos farão o mesmo e ainda mais, pois terão muita ação e sensualidade. Quem sabe ai você vai encontrar o "clímax" que você se refere.
    Obrigada mesmo por ter lido e com certeza suas "sugestões" serão muito válidas para meus próximos livros!
    Beijinhossss S2

    ResponderExcluir
  2. Não é o tipo de livro que me atrai, mas sua resenha está impecável, como sempre.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!