Resenha: Esmeralda — Cida dos Santos

Olá pessoal, hoje venho trazer a vocês meus pareces sobre um livro incrível chamado Esmeralda. Para quem não conhece, ele foi o carro chefe da Editora Arwen que inaugurou a todo vapor! Esmeralda é de autoria de Cida dos Santos, uma simpática paulista de 71 anos. Cida começou a escrever logo cedo e tornou-se poetisa, suas obras de maiores destaque são Caldeirão de Bruxa e agora Esmeralda. Acredito que a Editora Arwen soube escolher bem este livro para entrar em seu catálogo.
Eu o li muito rápido, cerca de 3 dias e isso porque estava sem tempo, como sempre! A história é sensacional, pois apesar de ser um livro de poesia, ele não é somente "de poesia". Na verdade ressalto que a estrutura do livro muito me surpreendeu e tornou a leitura mais fluída. Ele é uma mescla de narrativa e poesia, contando a história da cigana Esmeralda em sua comunidade.
O enredo é emocionante, principalmente quando todos se reúnem ao redor da fogueira para ouvir as histórias de Esmeralda, que, a cada novo narrar, deposita moedas de ouro em um caldeirão sob a fogueira. Temos a presença de personagens coadjuvantes bastante interessante como o Imperador e a "Rosa" que no decorrer da estória se tornam imprescindíveis para o ápice do livro.
Gostei da linguagem utilizada por Cida em suas poesias, não são rebuscadas e de difícil compreensão. Pelo contrário, são simples e de uma beleza indescritível. Confesso que não sou amante do gênero poesia, mas este livro mudou minha visão a respeito. Para quem só gostava de clássicos, digo que apreciei muito e que na minha opinião, Cida se firmou entre as poetisas contemporâneas com toda certeza. Este livro trás magia, trás misticismo, trás belezas e lições de vida. Por isso, com toda certeza deve ser lido! A beleza da cigana Esmeralda nos cativa, a sincronia de suas histórias nos hipnotizam e nós conseguimos adentrar a obra de maneira muito profunda. Gosto disso. Também gostei muito da menção ao fantástico que ocorre em alguns pontos do livro, fazendo-nos duvidar se realmente aconteceu ou não, se lemos aquilo mesmo ou foi fruto de nossa imaginação que já transpassou as páginas.
As únicas observações que tenho a fazer são as seguintes: houve algumas partes bastante confusas, como quando Esmeralda está a conversar com o Imperador na mata, também houve uns ínfimos problemas gramaticais durante a narrativa, mas nada que prejudique a leitura e também o final, achei-o um tanto quanto corrido, mas no mais, essa obra está muito boa.
Gostei. Instigou-me e tenho certeza de que a Editora Arwen ainda vai trazer obras fantásticas para todos nós, pois a primeira já foi incrível... Então, fiquem de olho nessa editora, pessoal!
Para quem se interessou, pode adquirir no site da editora (só clicar ali no link dos nossos parceiros) e compre o box exclusivo com muitos brindes lindos! (vem com uma caixa preta perfeita, um exemplar de esmeralda, um exemplar de caldeirão de bruxa, marcadores e não perturbe!)
E até a próxima!


3 comentários:

  1. Oi, Letícia! Achei a capa desse livro linda e fiquei bem curiosa para ler, sobretudo porque gosto bastante de poesia e parece que nesse livro ela se mescla com outros gêneros. Bem interessante! Vou acrescentar o livro na minha listinha. :)
    Abraços,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com
    http://www.portal42.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não vai se arrepender amiga! Ele é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Poesia, há muito tempo deixou de ser valorizada, por isso a proposta deste livro parece interessante.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!