Resenha: Desolada — Agatha de Assis

Olá pessoal! Desculpem-me o aparente sumiço, mas ainda estou em turbulências, porém acabei mais um livrinho!!! (Para a nossa alegria). Hoje venho trazendo para vocês a resenha do livro Desolada, que eu li em participação ao book-tour da Estante da Rob em apenas 4 dias! Confira as minhas impressões de leitura logo a seguir!

Agatha de Assis é carioca e se intitula apaixonada pelos livros, sendo seu maior fascínio, a escrita. Desolada é sua estreia no mundo dos romances e eu devo dizer que o contexto da história é interessante. Temos uma contextualização onde uma garota recusa um anjo caído mostrando que sua fé era maior que a tentação e o pecado, mesmo em meio a uma guerra a qual ele prometera que sairia ilesa.
Então, somos levados a conhecer Dakota, uma garota descrita como arrogante, petulante, dissimulada e que gosta de ser o centro das atenções custe o que custar. Acontece que as coisas começam a mudar quando ela tem um sonho maluco com uma garota em meio a guerra que recusa um anjo caído que acaba matando-a. Não sabemos exatamente o porquê isso começa a assombrá-la, ela simplesmente começa a agir diferente, a ter medo de tudo e todos e a mudar seu jeito de agir por conta do tal sonho. A única pessoa que a suporta é a amiga Aline, descrita como sendo uma garota bondosa e de grande fé.
O mundo de Dakota começa a ficar mais estranho quando ela decide ir a uma festa e quando retorna, jura ter visto um lindo rapaz dentro de seu quarto, fazendo-a despencar de susto de cima da árvore que usava como apoio para invadir sua casa sem ser vista pelos pais. A garota entra em coma profundo e começa a descobrir coisas sobre o passado de sua família que são assustadoras em meio a essa passagem de sua vida.
Ela está amaldiçoada, mas não tem a mínima ideia do que fazer para quebrar tal maldição e por isso começa a traçar estratégias de como sair desse estado depressivo e fúnebre de sua vida. Uma delas é se conciliar com os pais, pois há muito tempo não se sente próxima a eles e a segunda: apaixonar-se!
Porém, será que Dakota vai resistir a tentação? Será que vai conseguir quebrar a maldição e viver um grande amor? Será que realmente conseguirá ser uma pessoa melhor visto que era uma megera no passado?
Tudo isso você descobre lendo o livro na íntegra, é claro! Agora vamos as análises propriamente ditas.
O enredo do livro deixou a desejar, e muito! A trama tinha tudo para ser inesquecível, pois possuía elementos sobrenaturais na medida certa que vão se misturando a realidade, como diria Chiampi (1980), porém, muitas pontas foram deixadas ao léu e damos uma volta gigantesca sem motivos plausíveis. Acredito que poderia ter sido melhor explorada começando pelo sonho e a apresentação de Dakota como a "Megera má". A delimitação do espaço é boa, a autora consegue transmitir a ideia de movimento e de que estamos indo para vários lugares e voltando sem nos confundir, o espaço é bastante aberto o que causa dinamismo. O tempo, porém, é bastante confuso. Acredito que poderia ter sido melhor demarcado, pois eu me senti confusa em alguns instantes tentando identificar se estava no presente ou no passado e vice-versa. Sobre os personagens, bem, Dakota não é bem demarcada, ela é descrita superficialmente, mesmo com todos os dizeres de que era uma garota assim e assim. Acredito que ela poderia ter um tom mais humano, porém, destaco que adorei a evolução dela na história. Não é aquela personagem que faz um tipo só e não tem muitas oscilações. Pelo contrário, Dakota oscila entre o bem e o mau a todo instante e isso causa um efeito muito legal no livro. Gostei muito de Aline, acredito que ela foi a personagem mais bem demarcada do livro todo, mas em alguns momentos ela poderia ter agido com mais seriedade, como quando dá um tapa na cara de Dakota. Adorei! Sei lá, na minha opinião, ela estava merecendo!
Samael também nos deixa com uma incógnita no ar, acredito que a autora poderia ter explorado mais este personagem que me deixou muito, muito intrigada! E da forma como ele é descrito, pobre Dakotinha... Entendo perfeitamente o que ela sentiu! Não sei, eu sou daquele tipo que torce pelos bad boys do começo ao fim!
Quanto a revisão/diagramação, houve apenas alguns deslizes de revisão como letras aqui, um acento ali. Nada muito grave que vá tirar o prazer de sua leitura. A diagramação está muito bonita e a capa do livro faz jus a história.
De um modo geral, eu gostei muito da lição de vida que o livro trás nas entrelinhas. Muita gente pode pensar que é apenas mais um livro sobre anjos e demônios, mas não é. Este livro retrata como nós mesmos criamos os nossos demônios e nos deixamos a margem do mundo. Quando não há nada dentro de nós, o vazio é convidativo para o mau. Logo, eu o recomendo sim! É uma leitura fácil, rápida e com um tom de suspense que deixa você apreensivo. (não posso falar sem dar grandes spoilers) Temos um mix de romance, terror pessoal e amizade que, na minha opinião, foi muito bem bolado.
A partir de agora, passarei a acompanhar o trabalho da autora e creio que minha estreia em book-tours foi muito gratificante!
Até a próxima, meus queridos!

9 comentários:

  1. Foi proposital algumas coisas, como a bagunça que o livro traz ao leitor, como certos personagens não explorados. Além de o livro ter tido um belo spoiler aí, podemos ainda ver muita coisa boa em Desolada! principalmente com sua continuação, a qual estou trabalhando, justamente para fechar todas as dúvidas e confusões que eu deixei propositalmente para o leitor.
    Só não concordo com o enredo, justamente por ele não ter sido fechado ainda, e com a situação do tempo. Eu deixo sim especifico quando se está no presente e quando se está no passado. A única coisa que confunde é que minha narração não ultrapassa como adivinhação o texto. Mas, eu fico grata pela leitura e pela resenha, esperamos pelo próximo livro.

    ResponderExcluir
  2. Oie! Estou com o livro aqui em casa, espero em breve lê-lo!
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/12/o-bisturi-de-ouro.html

    ResponderExcluir
  3. Flor, que eu saiba Desolada é uma série, então é normal ter lacunas no primeiro livro. Se respondemos tudo logo, o que vai levar o leitor a comprar o próximo?
    Toma cuidado com os spoileeeers!
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  4. Continuando pq não foi tudo o que escrevi antes KKK.
    Eu to louca pra ler esse livro e espero logo poder comprar. O seu também, obvio.
    Beijo de novo, Mari

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro. Diante a algumas coisas que fizeram desagradar da resenhista Letícia, mas também descreveu o que a agradou, isso só ajuda a escritora ao seu crescimento. Porém, como a mesma ressaltou que foi propissital, devido ao próximo livro, então ler o segundo e saber os mistérios pairados. E digo que a resenha é convidativa a leitura, e que é bom falar tudo a respeito da obra. Muito bom! A curiosidade me atingiu. Parabéns pela resenha e parabens pela obra Agatha.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  6. Gostei do livro. Diante a algumas coisas que fizeram desagradar à resenhista Letícia, mas também descreveu o que a agradou, isso só ajuda a escritora ao seu crescimento. Porém, como a mesma ressaltou que foi proposital, devido ao próximo livro, então ler o segundo e saber os mistérios pairados. E digo que a resenha é convidativa à leitura, e que é bom falar tudo a respeito da obra. Muito bom! A curiosidade me atingiu. Parabéns pela resenha e parabens pela obra Agatha.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  7. Esperemos sim, Agatha. Afinal, eu gostei de como "terminou".

    E obrigada meninas pelo apoio sempre, são demais, mesmo!

    ResponderExcluir
  8. quero ler ainda esse mês, boa resenha.

    criativare-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!