Resenha: Fallen — Lauren Kate

Olá pessoal, digamos que agora estou com "um pouco" mais de tempo e está dando para resenhar livros que eu já li há algum tempo (como foi o caso do Reunião de família), pois eu havia postado comentários no Mural dos sofrimentos, mas nada formal como uma resenha! E para aqueles que pensam que eu só leio livros clássicos ou coisa assim, podem  saber que tem livros de agora, séries e tal que eu curto bastante! Como é o caso da série Fallen.
Lauren Kate é texana e frequentou a faculdade de Atlanta, digamos que suas experiências no local foram a inspiração para que ela situasse Fallen em uma academia de guerra civil. Kate teve seu livro na lista dos best-sellers do New York Time por seis meses e duas semanas e atualmente está trabalhando em outra série intitulada Teardrop.
Fallen demonstra ser um livro marcante do começo ao fim e sim, esta é minha opinião. O livro começa de forma intrigante, curiosa e por isso concordo com a definição de que ele é "sexy, sublime e assustador" (P.C. Cast). Luce Price é uma adolescente que sofre um trauma muito profundo ao perder seu namorado, Trevor, em um incêndio misterioso do qual leva toda a culpa. Este fato faz com que seus pais a mandem para Sword & Cross, um reformatório para jovens "problemáticos". Luce tem que deixar tudo para trás e fazer o que os outros querem, mesmo que isso a deixe extremamente infeliz. O lugar parece fúnebre, triste e vazio, mas ela logo conhece Cam, Gabbe e Ariane. Digamos que Cam a intriga com seus olhos de esmeralda, aparência rebelde e os cabelos negros jogados na testa. Gabbe é o tipo de loira estonteante que é desejada por todos e Ariane... Uma maluca de pedra! Ela pede para que Luce corte seus cabelos com um canivete para que fique como os seus! (Luce tinha cabelos longos, mas após o acidente, eles tiveram que ser cortados, pois queimaram no fogo.)
As duas se tornam amigas, mas é na figura de Penny que Luce descobre um refúgio. Um conforto. Algo bem parecido com o que é considerado normal. Como se o clima não pudesse piorar, em seu primeiro dia, Luce deita seus olhos sob um rapaz loiro e maravilhoso com se difere de todos os outros por estar a usar um cachecol vermelho. Quando os olhares se cruzam, para a decepção da mocinha, Daniel levanta o dedo do meio para ela. Sim, Daniel Grigori é o seu nome e ela já é avisada de que ele não é fácil.
Luce se sente um peixe fora d'água e as coisas começam a piorar quando ela arranja inimizade com uma loira estranha chamada Molly Zane e as sombras que ela via desde criança parecem persegui-la com maior frequência agora.
A garota não consegue se localizar e temos um conflito interior muito grande. Culpa, medo e insegurança são coisas que acompanham Luce que apenas consegue relaxar quando mergulha na piscina da igreja velha para nadar. A presença alegre e sedutora de Cam deixa Luce tentada a viver um novo affair, mas os olhos intensos e violetas de Daniel parecem ser algo que a domina sem que tenha controle sob isso.
Luce começa a ficar determinada a saber mais sobre o garoto loiro, mas ele parece querer ficar a quilômetros de distância dela, mesmo agindo de forma gentil, ás vezes.Com a ajuda de Penn, ela começa a investigar o passado de Daniel, e para conseguir o que quer, ela não vai medir esforços, usando até mesmo da bondade excessiva da bibliotecária, Srta. Sophia.
Porém, quando tudo parece estar entrando nos eixos, um novo incêndio acontece em Sword & Cross, as sombras estavam agitadas naquele momento e Luce conseguiu escapar, mas seu colega não. A morte de Todd parece arrasá-la, mesmo que ela não conhecesse muito bem o garoto e a partir dai, os mistérios que envolvem Luce começam a se desvendar... Um amor que ultrapassa os séculos, uma promessa , a morte de uma amiga e uma batalha secular são os elementos perfeitos para prender o leitor até o fim.
Não posso falar mais sobre a trama, afinal, é melhor conferir com os próprios olhos, mas em se tratando de enredo... Nossa! Percebemos que Lauren Kate realizou muitas pesquisas para o construí-lo, pois é impecável. Acredito que a narrativa da autora é muito envolvente, ela vai inserindo pequenas doses de sobrenatural para nos tragar e quando vemos, não dá vontade de desgrudar do livro. Mas algumas ressalvas devem ser feitas: como o narrador é onisciente seletivo neutro, em alguns momentos a leitura se torna enfadonha. Há passagens muito massantes mesmo, quase que completamente paradas, mas logo temos aquele empuxo que nos faz voltar a devorar as páginas rapidamente. Em relação aos personagens, acredito que a Luce é o típico estilo de mocinha insegura que se apaixona pelo cara bonitão da escola e fica cheia de contradições do tipo: ele nunca vai olhar para mim. Isso poderia ter sido péssimo, mas não foi porque diferente de tantas outras, Luce tem atitude. Nós somos levados a pensar que ela é uma garota apática, meio sonsa, mas quando ela quer, ela vai lá e diz. Gostei disso, porque aquela garota que fica sempre a espera do cara e ele vem do nada, não rola! Daniel também é muito envolvente, tem aquele charme que faz as meninas suspirar e o ar misterioso que todo mundo quer desvendar, porém, devo confessar que eu gostei mais de Cam, ele foi muito melhor explorado e digamos que tem um tom "mais humanitário". Cam não é perfeito apesar de ser tentadoramente sedutor. Ele erra. Ele se altera. Ele é realmente o cara que faria qualquer garota suspirar, então, podem saber que eu sou team Cam! A coadjuventação foi excelente! Temos grandes personagens como Ariane e Penny, e até mesmo a Srta. Sophia. Cada personagem tem um papel importante e não são simplesmente deixado de lado no decorrer da história, algo que eu gostei bastante.
Sobre o tempo, ele é muito bem delimitado, tirando os estados confusos de espírito de Luce que nos faz perder essa noção de tempo, mas acredito que é proposital, pelo menos em uma passagem é visível que é proposital. O espaço é mais fechado. Não há tantas movimentações, pois basicamente temos um cenário principal que é a Sword & Cross e o Cemitério do local. Os outros ambientes são mais interiores e em alguns momentos até mesmo é sufocante, pois você deseja que ela saia daquela depressão toda que o lugar lhe transmite e isso acontece em algumas passagens do livro, para equilibrar essa tensão claustrofóbica.
Digamos que quando Lauren Kate lançou Fallen, todo mundo se perguntava se anjos seriam os novos vampiros e por um tempo foi o que realmente aconteceu. Depois dessa série, várias outras vieram, mas Fallen marcou por ser muito bem estruturado. Tudo calculado, apesar de ter algumas partes, como eu disse, tediosas. Em quesito de revisão/diagramação, foi tudo quase perfeito e a edição é muito bonita. A capa do livro transmite realmente o que a história é e por isso eu a adoro!
Fallen foi uma excelente estréia e apenas o livro um se garante, pois é tudo muito bem amarrado, logo a continuação foi apenas para realmente continuar e não para fechar nada que tenha ficado inconcluso no volume.
Logo, recomendo sim a leitura desse livro e já por este volume você pode se decidir se vai querer continuar a série ou não. Acho que a maioria das pessoas continua, pois mesmo que você não vá com a cara da história, a escrita da Lauren te prende e te faz querer mais! Logo, trarei a resenha dos próximos volumes!
Um beijo e até mais!

5 comentários:

  1. Oi, Letícia.

    Sabe, eu tenho um problema com séries: dependendo de como elas terminam, posso passar a odiá-las! E foi o que aconteceu com Fallen... Eu lembro que quando li o primeiro volume, eu amei, assim como você. Só que, conforme a leitura foi avançando, minhas expectativas não foram atendidas e eu terminei o quarto livro bem frustrada com os rumos da história. :/ Vou aguardar suas próximas resenhas pra ver o que você achou do restante da série... Estou curiosa!

    Abraços,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aii amiga!! Eu já ouvir falar muito bem desse livro. Porém, os que eram fanaticos por essa serie, se desepcionaram depois. Eu nao critico pq nao sei. E sobre o final, nao é tão legal. Me falaram o que acontece. Mas vale a pena conhecer a historia. Quero saber sua opiniões sobre os outros.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, posto em breve o que achei do resto da série e sim wildy, está certa, muita gente desgostou do final, inclusive eu haha

    ResponderExcluir
  4. Li Fallen há uns anos atrás e lembro de ter gostado do livro, mas não o suficiente para continuar lendo. O final realmente é... decepcionante.

    Rebecca
    http://comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!