Resenha: TMI: Cidade dos Ossos — Cassandra Clare

Olá meus caros leitores, hoje vou trazer a vocês as minhas impressões a respeito do início da série Os instrumentos Mortais da escritora Cassandra Clare.
Sem enrolações, vou começar dizendo que de tanto as pessoas falarem dessa série, eu fui assistir ao filme primeiro! Não sabia que o filme tinha sido um fracasso de bilheterias, até porque o seu elenco é ótimo. Tinha o Jamie Campbell Bower lindo de morrer, a linda Lily Collins e pelo que todo mundo dizia, uma trama incrível. Ok, assisti ao filme e notei que era super legal, tinha umas cenas de ação, uma história com um Q de magia e por isso falei: preciso ler o livro!
Comecei o livro e terminei em 3 dias, isso porque eu queria ter terminado antes, mas não deu. A leitura fluiu muito, porém, logo nos primeiros capítulos eu já pude entender porque o filme não bombou. Não foi o seu elenco que falhou, mas sim o roteiro. Acho que eles se esqueceram que era baseado em um livro e eu nunca vi algo tão diferente! Mas mesmo assim, gostei do filme, aliás, amei!
Porém agora vou falar do livro.
Tudo começa com Clary e seu amigo Simon indo a uma boate muito balada de Nova York chamada Pandemonio, e nesse lugar, Clary vê um carinha super bonito que ela fica interessada, mas o cara parece enfeitiçado por uma garota extremamente bonita que aparece, trajando branco e daquele tipo que nem uma outra teria chance. Clary fica até desanimada, mas há algo extremamente curioso com aquela garota... Ela tem um chicote em mãos com a qual prende o garoto e o leva para uma área particular onde a entrada era proibida. Meio intrigada, Clary vai atrás deles e tudo o que ela imaginava ser real de desfaz bem a sua frente. O improvável acontece. Seu mundo é afetado e o primeiro encontro entre ela e Jace Wayland não poderia ser pior. Ela o vê matando o garoto bonito e por incrível que pareça... Ele desaparece. Para completar, somente ela parece estar vendo tudo aquilo.
Será que ela está louca? O que está acontecendo? Para ajudar, após o episódio, a mãe de Clary desaparece misteriosamente deixando para trás uma filha preocupada com uma casa destruída e cheia de seres improváveis.
Clary vai ter que ser corajosa para poder encontrar Jocelyn e com a ajuda de Jace e seus amigos caçadores de sombra, ela embarca em uma aventura extraordinária com direito a covil da morte e tudo!
Bem, não vou falar mais nada sobre o enredo, vou me centrar mais nos personagens.
Achei os personagens muito, muito artificiais! Não tinham profundidade alguma, mas gostei da personalidade forte de Jace, acho que ele foi quem segurou o livro todo e também o jeito divertido e irritante de Simon, acho que ele é um personagem muito bom. Clary por outro lado é a típica mocinha indecidida metida a rebelde que na verdade, não é nada além de uma pessoa buscando encontrar o seu lugar no mundo. Isso poderia funcionar, se a autora tivesse explorado melhor esse lado. Acho que ela ficou muito presa na ação e pecou em pontos como esse. Os irmãos Lightwood também são cativantes, apesar de não participarem muito das coisas. E o resto, bem, o resto é o resto e o único que merece simpatia é o Luke, esse cara é dez.
Sobre o enredo, achei muito bem bolado, Cassandra misturou em um tom certo fantasia e realidade a ponto de impressionar, cativar e fazer com que os leitores peçam mais. Eu quis saber mais! Porém, achei que poderia ter tido um pouco menos de enrolação e um pouco mais de "vamos direto ao ponto".
Sobre o tempo e o espaço, tudo é harmônio, a autora desenvolveu tudo muito bem, o tempo é sutíl ao cronológico e o espaço é aberto, bem amplo com boas descrições sem ficar totalmente entediante. O narrador é onisciente seletivo, ele alterna o seu foco em vários momentos, mas não foi um problema nesse livro. Na verdade, ajudou a descer, porque se centrasse só na Clary, não ia funcionar.
Enfim, estou louca para começar o próximo livro, pois o final te deixa intrigado, é incrível como Cassandra aborda questões que são vistas com maus olhos pela sociedade de forma tão natural, como o incesto e o homossexualismo. Eu realmente gostei da abordagem dela e espero que os personagens evoluam no decorrer da série e que, por favor, o final não seja uma completa decepção!
Até a próxima pessoal!

2 comentários:

  1. Oi Letícia!
    Amei seu blog e sua escrita, parabéns! Comecei a te seguir.
    E adoro essa série da Cassandra também!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, minha amiga detalhando sua impressões e nos insetivando a ler. É incrível como você mastiga cada coisa, nao deixando passar nada. Uma analise profunda. Quando crescer quero ser comp você amiga..kkkkk
    Xoxo

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!