Resenha: Kitty — Elle S.

Olá meus queridos leitores, disse que tinha terminado mais um livro e é verdade, mas esse livro foi muito especial! Esse veio da nossa parceria com a Editora Arwen e é um dos livros mais aguardados do ano! Kitty foi acompanhado desde o inicio e o bochicho que corria sobre o livro nos fazia ficar ainda mais ansiosos e quando ele finalmente saiu... Eu li em dois tempos! Em poucas horas devorei o livro e fiquei extasiada com a história que acabara de descobrir. Sério, eu realmente amei! Então, chega de gracinhas e vamos logo ao que interessa!
Elle S. é conhecida por ter sido autora do site fanfiqueiras e por Contato Imediato e faz sua estreia na Editora Arwen com o romance Kitty, uma história emocionante e muito, muito original! Kitty é uma gatinha de rua, sarcástica e rebelde que não tem medo de usar suas unhas afiadas. Tudo o que menos deseja é ser domesticada, pois já está habituada a perambular por toda São Paulo, sabe os lugares onde ir e como se portar para ganhar um pedacinho de peixe... Uma gatinha muito cativante! E não foi só eu quem achei! Certa noite, um cara aparece chorando no beco, os soluços são tão altos e conseguem incomodar tanto a nossa gata que ela decide ver o que é, mas se arrepende amargamente achando que pode ser alguém que a tratará mal. Sem tempo para fugir, Kitty é agarrada por um homem que está tão bêbado que nem se importa se ela está suja ou não, vai somente a levando para sua casa, o que incomoda muito a nossa bichana! Mas o que mais a irrita é que esse tal rapaz a chama de "meu garoto" e por favor, uma gata orgulhosa como Kitty, que se acha a rainha das gatas, não poderia aceitar tamanha ofensa!

Qual o problema daquele cara com gêneros? Ah, meu querido!
Coloque tudo nos substantivos femininos. Pelo amor de todos os
pumas, aquele ser não consegue ver que está tratando com uma dama? (p.16)

Porém, os doces e castanhos olhos de Eduardo a fazem se acalmar e ele parece tão triste a chorar por uma mulher que o deixou que Kitty decide ficar por uma noite com ele a fim de consolá-lo, já que ele parece estar tão mal. Por todos os deuses, foi a pior escolha para Kitty! Aos poucos, a doçura, a amizade e os carinhos do seu dono ruivo passam a fazer parte de si e ela não pode se permitir tal coisa, pois já sofreu muito num passado não tão distante assim. Nem mesmo as comidas maravilhosas de Arthur, a companhia de Una ou qualquer outra coisa pode desviá-la de seu objetivo: fugir!
Kitty não está fugindo apenas de um lar, mas de sua verdadeira identidade, já que guarda um segredo a sete chaves! Entre muita bagunça, com direito a estraçalhar cortinas e unhar todo mundo, Kitty aprende o verdadeiro significado do amor e com a magia da noite, um pedido é feito, fazendo com que o curso de toda a história mude de repente!
Que lado vencerá? Do amor acima de tudo? Da inveja? Da maldade?
Um livro extremamente original que muito remete aos contos de fadas clássicos, mas com uma abordagem contemporânea e leve, Kitty veio para conquistar o coração dos leitores! Quem me conhece sabe que não distribuo elogios a toa, portanto, acreditem: vale a pena dar uma chance para esse livro! Você vai se encantar, vai aprender lições que levará para toda a vida, mesmo que seja uma leitura leve e descontraída, pois muitas vezes fazemos julgamentos e formamos pré-conceitos sobre tudo sem ao menos conhecermos... Será que não vale a pena mergulhar no desconhecido e permitir-se descobrir novos caminhos? Kitty e Eduardo vivenciaram essa lição de uma forma comovente, de uma forma que você não consegue parar de ler o livro... Não sem ver o fim!
A narrativa é em primeira pessoa, fazendo uso do eu-personagem que neste caso é a nossa Kitty. Através da visão da gata, podemos perceber uma vida conturbada de cidade grande, onde muitas vezes vários detalhes passam desapercebidos, o que é muito interessante, pois é quase uma fábula moderna, onde os animais nos ensinam morais fantásticas. Podemos também adentrar a mente dessa personagem cativante e conhecer todas as suas nuances, o que achei perfeito! O enredo também é bem construído, apesar de seguir uma linha simples, aos olhos do leitor, ele vai sendo muito bem explorado e toques de mistério vão sendo adicionados a ele, ficamos instigados a saber o que realmente aconteceu e o porquê aconteceu, algo que a autora consegue fechar muito bem, sem deixar pontas soltas. Logo, o livro sofre "oscilações" nos momentos certos, tudo tem um porquê de o ser. Temos uma linha que vai se alterando, sofre o seu ápice e torna a se acalmar, algo que é extremamente importante no romance, afinal, sem o ápice, nem um livro funciona.

Entretanto, que esperança havia para mim?
Ele iria partir. Eduardo me deixaria ali para voltar para a mulher,
para a humana. Então por que eu me deixava ficar em seu colo,
enquanto uma de suas mãos me segurava com firmeza e a outra fazia
aquele carinho terno em minha cabeça? Nossos olhos estavam fixos no
desenho à nossa frente, onde um homem sem face segurava uma gata,
num rabisco simples, mas ainda assim cheio de significado para nós
dois.
— Você sempre será a minha menina. (p.166 — 167)

O tempo é mais psicológico, porém, bem demarcado e há o uso de flashbacks em certos pontos que são cruciais para o entendimento da trama. O espaço, como eu já disse, é bem explorado, aberto e cheio de movimentos, causando dinamicidade a leitura. A descrição da autora também não deixa a desejar, não é vaga e nem rebuscada demais, é bem dosada, permitindo o leitor a imaginar sem se cansar.
O único ponto que acredito que poderia ter sido melhor desenvolvido foi o final. Não que o final que Elle tenha dado ao livro tenha sido ruim, de jeito nem um (senão eu não teria dado 5 estrelas!), mas acredito que a história final que acontece (não posso contar) poderia ter sido um pouquinho mais abordada, pois teria um tom bem humorado para fechar com chave de ouro. Porém, essa é só a minha opinião! Do jeito que foi também está valendo!
Livro físico!
No mais, eu adorei o livro do começo ao fim, amei a construção dos personagens, mesmo que Eduardo ás vezes tenha me irritado por ser tão bondoso, mas ainda bem que tinha o amigo perfeito, Arthur, para lhe dar choques de realidade e eu adorei a forma como a autora retratou a amizade deles e também os valores que a sociedade tanto preza, como beleza, status social, e caráter. Um livro para se ler em um dia, para devorar, para presentear os amigos e se deixar encantar! Adoro quando leio livros nacionais tão bons que me fazem ter ressacas literárias e esse, com certeza, já entrou para os meus favoritos!
Para comprar, acessem: http://arwenstore.com.br/
É possível comprar em edição hardcover,  brochura e digital!
Até a próxima pessoal e lembrem-se: pensem duas vezes antes de tratar mal um animal de rua, afinal, ele não pediu para ser abandonado!
Beijos!!!!

10 comentários:

  1. Oie! Que linda a foto do livro! <3 Estou louca para ler ele, mas infelizmente não posso ler ebooks, espero poder ler o livro em breve!
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/02/devocao.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Letícia, gosto de suas resenhas justamente por apontar tudo do livro. Tudo mesmo. Achei bem colocado sua opinião e acabei de adquirir o meu exemplar digital, se eu gostar, com certeza comprarei o físico.
    Um beijo e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com uma vontade louca de ler esse livro! Editora Arwen arrasa mesmo! As capas são sempre lindas e o conteúdo também. Li Esmeralda e gostei, agora tenho certeza que vou amar esse!

    ResponderExcluir
  4. Aiii amiga!! Nao tenho palavras para descreve o quanto suas resenhas são fantásticas. Que livro maravilhoso, de um visão completamente diferente. E, pelo visto, com muitos ensinamentos. Só de imaginar, percebo que éle é maravilhoso. Eu o quero, sem duvidas. E repito o que disse: "História original", essa é mesmo.
    Xoxo
    Wildy

    ResponderExcluir
  5. Aiii amiga!! Nao tenho palavras para descreve o quanto suas resenhas são fantásticas. Que livro maravilhoso, de um visão completamente diferente. E, pelo visto, com muitos ensinamentos. Só de imaginar, percebo que éle é maravilhoso. Eu o quero, sem duvidas. E repito o que disse: "História original", essa é mesmo.
    Xoxo
    Wildy

    ResponderExcluir
  6. ai amiga, esse é o tipo certo de livro para você, sério!

    ResponderExcluir
  7. Eu querooooo! Me maravilhei apenas com a resenha, imagine com o livro.

    ResponderExcluir
  8. Oie Lê!

    Sabe que eu tinha lido sua resenha -risos! E esqueci de comentar, mas sei que me ama hahahah

    Amei sua resenha e sabe que se já não tivesse lido o livro eu ficaria aqui muito curiosa para conhecer a história da Kitty! Amei essa gatinha mesmo não gostando assim de gatos.

    Concordo com seus pontos negativos e acho que foram os mesmo que os meus. Sentir falta de mais interação do Edu com a Kitty humana, mas no mais o livro é lindo demais

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Livro diferente, parece bastante interessante, ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, estou louquinha para ler! A linda da Let arrasa nas resenhas, né?

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!