Resenha: Sombras do Medo — Camila Pelegrini

Olá pessoal, tudo certinho com vocês? Hoje, em um domingo mais do que especial, acabei uma leitura que me deixou assim, arrepiada dos pés a cabeça! Pelo título já sabem de que livro estou a falar, não é?
Eu conheci a Camila através da resenha da Bia, aqui no blog mesmo e realizamos uma troca literária (já que ela também conheceu o meu livro aqui haha).
Fiquei contando os dias e as horas para o meu livro chegar e nossa... Recebi ele dentro do correio! Pense que emoção! Para começar, o título já me chamou a atenção e eu comecei a história mergulhando de cabeça em cada linha, cada parágrafo e não tinha como ser diferente!
Este é o livro de estreia da Camila, que criou um cenário onde os "desastres" naturais acabaram com grande parte do planeta e as últimas regiões habitáveis são controladas pelos singulares, grupos de pessoas que se acham superior aos ordinários, classe que luta por sua sobrevivência nas regiões menos favorecidas. A divisão é tão nítida que os singulares vivem do lado de dentro das muralhas e os ordinários do lado de fora, nas províncias. Os ordinários trabalham dia e noite em troca de recursos básicos como água e uma alimentação escassa e os singulares usufruem do resto que sobrou de nosso planeta de maneira desenfreada. 
É neste contexto que somos apresentados a Anabele, uma jovem ordinária que está prestes a completar 21 anos e não aceita, de maneira alguma, essa divisão absurda. Com o sol escaldante sob suas cabeças, ela faz reflexões muito profundas sobre a política e a constituição da "humanidade". Eu simplesmente adorei isso!
Também conhecemos personagens coadjuvantes com uma importância fundamental na história, o carismático grandalhão Vicent e o charmoso e irônico Henry, bem como a mãe mais doce do mundo, Amanda.
É incrível a forma como Camila desenvolve a história, o enredo foi mais do que satisfatório. Não sei, mas adoro livros que já começam oscilando e tendem a atingir um grau 7 na escala richter! Juro, o livro de Camila é assim! Ela mantém a tensão do começo ao fim, mostrando-nos os principais rivais dos sobreviventes, um rival que singulares e ordinários tem em comum e espalham as sombras do medo que nos fazem ficar com o coração na mão e sentir aquele frio na barriga a cada virar de páginas! Ela não deixa a história cair na monotonia em momento algum e nós ficamos surpreendidos com a força de Anabele, não somente em quesito físico, mas sim emocional. É incrível a forma como ela conseguiu descrever com maestria a personalidade dessa nossa heroína. Não tem como não amar!
Também adorei o desfecho de Henry na história e o de Vicent, tornou tudo muito grandioso e nobre, fazendo-nos pensar a todo momento sobre nós mesmos e por ser um futuro completamente palpável, em nenhum momento, enquanto lia, eu duvidei de que aquilo poderia realmente acontecer.
O tempo e o espaço do livro são muito bem explorados, você fica fascinado e consegue mergulhar de cabeça, imaginando cada dor, cada agonia, cada palavra proferida. Nossa, é um livro relativamente curto, com 200 páginas, mas eu digo: não acrescentaria nenhuma página a mais! Ficou perfeito como está!
Por isso, sim, eu indico a você que adora distopias, porém não somente a você que curte o gênero, mas também a todos que gostam de ler uma história humana, de superação e força. De amor. Uma história que ensina a todos como é ser humano e essa é uma experiência, sem dúvidas, maravilhosa.
Sem mais palavras para falar dessa história, só deixo o convite para os leitores a conhecê-la. Vale muito a pena! Um beijo pessoal!


3 comentários:

  1. Quero chorar de emoção! Que resenha linda, Letícia! Duvido que o Sombras te emocionada tanto qt sua resenha me emocionou :') Obrigada por isso <3

    Aliás, obrigada a vc, a Bia e a esse blog que acabou se tornando um dos meus favoritos *-*
    Vcs três estão para sempre comigo!
    Duas resenhas incríveis aqui! Lindas!

    ResponderExcluir
  2. nhaaa Cami, você é que é linda demais!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!