Semana Especial: Entrevista com Béatrice T. Dupuy



Olá, pessoal! Hoje vamos trazer para vocês uma super entrevista, exclusiva, com a autora Béatrice T. Dupuy. Nesta entrevista ela fala um pouquinho sobre Ecos: O mar é a nova Lua, das suas experiências morando fora do país e também dos seus planos futuros. Não deixe de conferir!

Entrevista com Béatrice T. Dupuy

1 – Olá, Béatrice, é uma honra poder entrevistá-la. E gostaria de tornar este momento agradável a você e aos leitores. Então, gostaríamos de saber: Quem é Béatrice fora dos livros?

BTD: Eu que agradeço pela oportunidade. É um prazer falar com vocês. Eu sou franco-mineira, nascida em Minas e criada na França, mãe do João Gabriel, esposa do Flavio e Gerente de Comunicação numa multinacional francesa. Voltei a morar no Brasil a 8 anos.

2 – Nós estamos de olho em sua obra de estreia, Ecos: o mar é a nova Lua, achamos o título muito interessante! E por isso mesmo, estamos curiosos, de onde surgiu este título?

BTD: Bom, Ecos é um Som repetido que é na verdade o início de tudo na minha trama e tem também o mito de Eco, que revela que a pior prisão é aquela em que o ser humano não pode expressar o que pensa ou o que sente; é a tortura de conviver com seus pensamentos e sentimentos presos pelo medo ou pelas convenções ameaçadoras. Por isso, escolhi esse título. Já O mar é a nova Lua, vem do fato de que cerca de 95% do fundo dos oceanos nunca foi tocado pelo homem e menos de 1% foi pesquisado biologicamente. E 10 a 100 milhões de espécies submarinas vivem em anonimato. Já descobrimos tanta coisa no espaço e agora é a hora de descobrir um pouco mais do mar.

3 – Qual mensagem você quis passar com o livro Ecos: o mar é a nova Lua? O que podemos esperar dele?

BTD: É uma aventura que promete levar o leitor ao fabuloso mundo marítimo, mas também é uma viagem de autoconhecimento e de questionamento.

4 – Quanto tempo você demorou para escrever o livro?

BTD: Demorei aproximadamente uns 3 anos. Eu tive que pesquisar bastante, pois o livro tem vários fatos científicos. Eu quis levar o leitor a fantasiar sobre algo possível...

5 – Quando percebeu que ele estava pronto para ser publicado?

BTD: Quando a minha revisora Isabel me mandou a versão final depois de várias idas e voltas rs.

6 – Nós aqui do blog temos uma tradição: sempre perguntamos ao autor o que é literatura. Então, Béatrice, para você, o que é literatura?

BTD: Para min a Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura.
A literatura sempre fez parte da minha vida, pois sou filha de uma comissária de bordo que depois virou executiva responsável pelos eventos e viagens numa multinacional e de um filosofo então meu cotidiano sempre vivi no mundo das viagens e dos livros. Meu pais sempre nos incentivaram a ler - e a ter amor pelos livros.
Na França tem um provérbio que fala que “com um livro, nunca estamos sozinhos. ”

7 – Agora gostaríamos de saber o seguinte: podemos esperar mais de Béatrice T. Dupuy? Você tem projetos futuros?

BTD: Sou uma pessoa superativa, não paro! Kkk sempre quero empreender algo novo, pois temos que aproveitar a vida o máximo que pudermos. (Acho que as vezes deve até ser um pouco cansativo para os meus próximos hahahah)
Então quem sabe uma continuação de Ecos?

8 – A capa de Ecos é de uma delicadeza ímpar, então nada mais justo do que falarmos sobre ela: conte-nos, foi difícil chegar àquele resultado? Conte-nos um pouquinho sobre a produção
da capa.

BTD: Foi bem tranquilo, pois desde do início pedi para o André uma capa misteriosa, mas que revelasse um pouco da trama para interessar o leitor. Mandei um monte de referências para ele e ele captou a essência do livro e me fez 3 propostas de capas. Essa capa foi uma evidencia para todos os envolvidos no projeto e tivemos que mudar muito poucas coisas pois ela já veio perfeita!

9 – Béatrice, sabemos que você morou fora do Brasil por muitos anos e teve várias experiências no exterior, você trouxe um pouco de tudo isso para o seu livro?

BTD: Sim, claro! Quando eu tinha 8 anos morei no Estados Unidos, em São Francisco e eu fiz com o meu irmãozinho um summer camp com noções de oceanografia. Íamos todos dias de barco no mar para estudar diversas espécies marinhas tipo tubarão, leão marinho... foi uma experiência incrível que nos mostrou o quanto o mar é maravilhoso e o quanto que temos ainda que descobrir. Por isso a maior parte da trama do livro se passa na Califórnia.
Outra história engraçada da minha infância foi que o meu primo mais velho mostrou o filme “Tubarão” para eu e meu irmão e ficamos apavorados com o fundo do mar por anos e esse curso meio que ajudou a perder o medo e virou fascinação.
Sempre fui fascinada por tubarão, e tive a oportunidade de trabalhar com vários fotógrafos talentosos especializados em fundos marinhos e entre eles o Daniel Botelho, que é fotografo da National Geographic Society e da Walt Disney Company e que gentilmente fez o prefácio do meu livro.

10 – Agora, gostaríamos de agradecê-la por esta entrevista e deixar este espacinho para você mandar um “olá” para os leitores. Diga para eles o porquê devem dar uma chance ao seu livro e tudo mais! Este é seu momento de conquistá-los!

BTD: Eu quem agradeço Letícia, fico super lisonjeada com esse convite.
Já quero agradecer todos os leitores que tiverem interesse no meu livro.
Os leitores têm que preparar seus corações, pois a trama de aventura e mistério cativa. Eles vão ser surpreendidos em um universo onde a verdade está camuflada por mentiras.
Ecos é um livro que nos faz repensar nossas atitudes e refletir sobre a existência humana.
E a pergunta é: E você, no que acredita?
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação
circunda o mundo." Albert Einstein.



 E essa foi mais uma parte da nossa semana especial com a autora Béatrice T. Dupuy, autora do esperado Ecos: O mar é a nova Lua! Vale lembrar que o livro entra em pré-venda dia 8 de Abril na loja virtual da Editora Arwen!

Um comentário:

  1. O livro é lindo e não da vontade de parar de ler... qual o próximo da saga?
    muito aloha envolvido s2

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!