TAG: #EspalheFantasia



Oi, pessoal! (Nossa, a imagem ficou gigante)
Estou aqui hoje para colocar em prática uma iniciativa muito, muito bacana de um grupo do qual faço parte no Facebook, o Livros de Fantasia e Aventura - Skoob
(www.facebook.com/groups/LivrosFantasiaeAventura), teve de tentar disseminar a magia da Literatura Fantástica, sob a hashtag Espalhe Fantasia.
Por isso, estou aqui, enchendo o saco de vocês, indicando nada mais do que cinco livros - ou séries - que pertençam a esse gênero maravilhoso, que eu amo além da conta.
Divirtam-se e espero que gostem.



1 - Série Artemis Fowl, de Eoin Colfer (editora Galera).

Francamente, uma das melhores séries que eu já li. São sete livros e cada um é melhor do que o outro - eu não sei como Colfer conseguiu fazer isso, francamente. Infelizmente, eu não vejo muitas pessoas - na verdade, vejo bem poucas mesmo - falando dessa série ou que já a leram, o que é uma lástima, porque Colfer é um escritor digno de ser ovacionado por ter criado um universo tão incrível, com personagens tão apaixonantes - sou fã incondicional do nojento e genial Artemis Fowl. E o legal é que eu acho que tanto leitores que estão iniciando sua caminhada pelo maravilhoso universo do fantástico literário quanto os leitores que já estão nessa desde antes de saberem andar vão curtir muito essa trama.
Obs: se forem ler, sugiro que sigam a ordem dos livros.



2 - O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman (Editora Rocco - essa é a versão que eu tenho, mas acho que uma versão nova está para sair pela Intrínseca)

É um livro com uma temática sombria e tem seus momentos de tensão, mas é incrivelmente leve. Lembro de que li esse livro em dois dias e chorei muito quando terminei. Não sou muito fã de cemitérios, mas admito que Gaiman conseguiu me fazer olhá-los de um jeito diferente. Na verdade, qualquer livro do mestre Gaiman é sensacional. Então, acho você vai estar mandando bem lendo qualquer um deles.



3 - Série Os Nobres Vigaristas, de Scott Lynch (editora Arqueiro)

Não sei nem o que dizer... A meu ver, Lynch faz milagre nesses livros, porque tudo parece incrivelmente genial. Já tentei encontrar algum furo nas tramoias dos seus personagens, mas eu simplesmente não sou brilhante o suficiente para isso.
Enfim, os livros são bons e francamente cômicos, sem forçar a barra para isso. Leiam, porque vale a pena.



4 - Contos de Fadas, de vários autores - Irmãos Grimm, Andersen, Perrault etc - (várias editoras já publicaram uma versão, então, é só escolher. Eu gosto da edição rosinha e cheia de firula da Zahar, como  que está na foto à esquerda. Não é a mais completa, mas é muito boa e bem feita, sem falar que é linda).

Além de ser, pelo menos para mim, um bom entretenimento, pode-se aprender bastante com contos de fadas. Mas, se for ler mesmo, prepare-se para ficar chocado, porque as versões originais de algumas histórias que conhecemos podem se mostrar bem diferentes do que as simpáticas historinhas com finais felizes que a Disney nos apresentou. E em algumas, vocês podem até chorar - eu chorei e não foi pouco, não.



5 - Trilogia O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien (editora Martins Fontes)

Eu juro que tentei resistir à vontade insana de citar aqui O Senhor dos Anéis, mas não consegui. Ah, que se dane! Tolkien é meu ídolo! A Terra-Média é a minha terra dos sonhos - com orcs e tudo! Já li todos os livros, tenho todos os DVDs - em versões extendidas, ainda por cima - e já vi até documentários sobre a trilogia, pelo amor de Deus. Acho que só tem uma história que eu amo mais do O Senhor dos Anéis, e é O Hobbit - a maioria das pessoas do mundo inteiro gosta mais d'O Senhor dos Anéis, mas eu sou do-contra desde que nasci, então gosto mais d'O Hobbit.
Enfim, admito que Tolkien não tem a mais fácil ou fluida das escritas, mas a história é tão incrível que se ele estivesse escrito de trás para frente e de cabeça para baixo, ainda seria genial.

Enfim, gente. É isso. Há ainda muitas outras séries e muito livros que eu adoraria recomendar a vocês, mas se eu fosse dar asas à minha memória literária, esse post poderia ser publicado em várias partes. Então, vou parar por aqui.

Espero ter sido capaz de despertar o desejo de ingressar nesse fantástico - literalmente - universo. E...
#EspalheFantasia

8 comentários:

  1. Boas indicações!
    O Livro do Cemitério já estava na lista há um tempo. Agora acabou de subir algumas posições. Hehe
    Adorei a indicação do Contos de Fadas :D Um dia ainda leio os originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! 😁😁😁
      O Livro do Cemitério é do Neil Gaiman. E o Gaiman é um mestre da fantasia. Recomendo que leia todos. Rsrsrs
      E, quanto aos Contos de Fadas, acho que todos deveriam ler.
      Espero que aproveite suas leituras. 😊

      Excluir
  2. Nossa, eu não conhecia algumas dessas séries, acredita, Carol? Vou anotar as dicas!!!

    ResponderExcluir
  3. Nobres Vigaristas é bom demais, tô no aguardo do 4º livro agora!! O Senhor dos Anéis eu li só o 1º, mas pretendo ler As Duas Torres e O Retorno do Rei em um futuro breve, talvez o 2º ainda esse ano. Boa semana!!

    desbravandolivros.blogspot.com.br/2016/06/campanha-espalhefantasia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos no ansios aguardo do quarto volume dos Nobres Vigaristas, Vagner! Rsrsrs
      E, se você gostou do primeiro do Tolkien, realmente vai aproveitar o segundo e o terceiro. 😁
      Sucesso com o Desbravando!

      Excluir
  4. Estou com Nobres Vigaristas para ler aqui. Não conclui porque só agora estou com o exemplar físico em mãos, mas pretendo ler o quanto antes! Artemis Fowl é extremamente bem comentado, então está na listinha também. Os Grimm dispensam comentários. Já Gaiman e Senhor dos Anéis não estão no topo da lista, mas também quero conhecer um dia. Ótimo post!

    Beijos,
    Celly - Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Celly! 😁
      Os Nobres Vigaristas é uma das minhas séries favoritas. Acho as tramas do Lynch incrivelmente bem montadas.
      O Artemis Fowl é assustadoramente desconhecido, pelo que vejo. O que é uma pena, porque foi uma das melhores séries que já li. Na verdade, pretendo ler toda de novo, porque estou com saudades do Artemis. Rsrs Aprendi muito com Eoin Colfer.
      Quanto a O Senhor dos Anéis, admito que a escrita do Tolkien não agrada a todos, mas como eu já percebi que temos um gosto parecido para leitura - sempre gostamos dos mesmos livros - acho que você vai curtir. Rsrsrs
      E o Gaiman... Só posso dizer que sou muito fã da facilidade com que ele conseguiu me convercer da magia nos livros dele. Recomendo todos os seus títulos.
      😁

      Excluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!