Resenha: A Eva mecânica e outras histórias de ginoides — Daniel I. Dutra

Olá pessoal, depois de muito tempo... Cá estou eu de novo... Eu sei, deveria sumir menos, mas a vida anda complicada e corrida, mantenho o blog por amor mesmo... Por MUITO amor!
Mas as leituras não param só porque eu desapareço... Não. isso jamais!
Por isso, hoje trago para vocês a resenha de um livro que me surpreendeu muito e positivamente, é claro. Eu conheci A Eva Mecânica através de um concurso de contos, onde todos deveriam escrever um conto relacionado ao tema "ginoide", mas confesso... Na época, não entendia NADA do assunto. Uma completa leiga, devo dizer. Portanto, não me atrevi a participar. 
Mas a vida é realmente muito maluca e nos faz cruzar com os vários pontos novamente e esse foi um caso. A Editora Literata se tornou um selo da Editora Arwen, onde eu trabalho, e tive o meu destino cruzado ao desse livro de novo... Todo dia eu ia no site e o via lá... Ele me olhava... Eu o olhava... Não resisti e acabei comprando dois exemplares! Vocês sabem, um eu sorteei aqui no blog!
Comecei a ler de forma despretensiosa e quando vi... Não podia mais parar! E agora, vocês vão saber o porquê!

Sinopse: E se o homem viesse a substituir a mulher por meio da tecnologia? Como seria viver em um mundo onde cada homem possuísse uma mulher perfeita? Sempre disposta a satisfazer todas as fantasia sexuais masculinas e que servissem de companhia a homens? Poderia um homem ser capaz de amar uma mulher assim? Estas são ginoides. Do grego gynë ("mulher") e oid ("semelhante a") as ginoides são robôs semelhantes às mulheres. O equivalente feminino do clássico androide. E quanto às verdadeira mulheres? Como as ginoides as substituiriam no papel de mães? Seriam escravas a serviço das mulheres e cumpririam as tarefas domésticas? Ou as mulheres considerariam as ginoides um ultraje ao sexo feminino e se revoltariam com a presença dessas máquinas na sociedade? Os contos de A Eva Mecânica fazem uma reflexão sobre o futuro de uma sociedade com mulheres máquinas, totalmente perfeitas.

A Eva Mecânica é uma coletânea de contos escritos pelo escritor Daniel I. Dutra, estes contos narram histórias de homens que em algum ponto de sua vida, em um futuro distante, tiveram uma história com uma ginoide. Estes robôs femininos e perfeitos que vieram a substituir a mulher, eram produzidos pela corporação Saiteki e nós, leitores, ficamos curiosos para saber quem idealizou esta empresa que fora, como posso dizer, muito esperta!
As ginoides são adoráveis, são mulheres em todos os sentidos e vistas de longe, nem parecem ser apenas máquinas sem sentimentos. Daniel conseguiu descrever com maestria todo o processo de criação dessas mulheres robóticas e melhor, fez isso de forma inovadora. Já tinha assistido a um filme que fazia alusão as mulheres perfeitas, aliás este é mesmo o nome do filme: Mulheres Perfeitas, mas no filme, o tema foi puxado para a comédia e eu gostei dele ter sido tratado com mais seriedade neste livro.


dos os contos relatam algo envolvendo as ginoides e os que eu mais gostei, sem sombra de dúvida, foram A Eva Mecânica, Ela, a ginoide e A última mulher da Terra.
Nestes três contos em especial, nós podemos perceber a crítica social que o autor faz ao rumo da sociedade. Não sei, muitos poderiam achar até um pouco "machista", mas eu gostei muito, pois me fez refletir sobre vários pontos que nós, mulheres, sempre fazemos sem ao menos perceber. Achei interessante ter um relato do mundo feminino pelos olhos de um homem e a criação desse universo das ginoides é tão real que, em alguns momentos, não pude duvidar que algum dia isso realmente vai se tornar real.
O legal é que os contos,a  maioria, são em forma de relatos dos personagens que vivenciaram tal situação, o que nos permite sentir o que eles sentiram. A escrita de Daniel é leve e ao mesmo tempo bem elaborada, de forma que te faz se envolver na trama, mas sem precisar recorrer a um dicionário a cada 0,12 segundos. Não que eu pense que isso é ruim, de forma alguma, mas as vezes trunca a leitura e demoramos mais. Por ser um livro voltado para a ficção científica e tudo mais, eu achei que teria dificuldades em gostar, na verdade, achei que não iria gostar e fui surpreendida. Aliás, totalmente surpreendida!
Quanto mais eu folheava as páginas dessa magnífica história, mais eu queria saber a respeito dela... Mais eu queria entender aquelas ginoides e isso me lembrou Alan Turing e sua teoria: será que as máquinas podem ter sentimentos?
Cada conto se inicia com a citação de um autor famoso no ramo da literatura de ficção científica e a que mais me marcou foi as três leis da robótica... Não vou dizer exatamente por quê, mas o conto que se inicia com esta citação foi de tirar o fôlego!
Enfim, como se trata de um livro de contos, acho que o autor conduziu muito bem todos os contos, sem nos deixar com aquela sensação de que um foi melhor que o outro. Todos os contos tem aquele ápice empolgante para depois a calmaria e considero isso um ponto muito positivo, uma vez que escrever contos não é tão simples quanto parece.
Precisamos ter habilidades para conduzir uma história por poucas páginas e ainda assim cativar o nosso leitor, logo, gostei muito mesmo da forma como Daniel fez esta condução de todos os contos que compõe o livro.
Portanto, recomendo esta leitura demais! Eu me surpreendi e acredito que você também pode se surpreender! A Eva Mecânica e outras histórias de ginoides é mais voltado a um público jovem adulto, e para os que gostam mesmo de ficção científica.
E por hoje é isso, pessoal. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!